Home Empresa Sustentabilidade

Sustentabilidade

Atlântica - Portas e Janelas de Alumínio

Planejamento Estratégico 2012-2015

O mundo mudou!

Nunca, em toda a existência da humanidade, essa frase se faz tão real quanto neste século. Podemos afirmar que a partir da década de 1950 a humanidade vivência uma evolução no mundo empresarial: de expectadores ativos a agentes da transformação. A era da Informática proporcionou conhecimento coletivo, ampliando as possibilidades para o reconhecimento de que “somos responsáveis pelo que fazemos!”, independente de ser bom ou ruim.

Neste novo cenário, dinâmico e marcado por competições acirradas, as pessoas se tornaram consumidores atentos, entendendo que são consumidor/produtor, obrigando as organizações a mudanças reais. Desse modo, fazendo-as  reconhecerem que as formas tradicionais de gestão não seriam suficientes para manter uma organização viva e atuante. E, principalmente, que não basta apenas produzir e vender.

Manter a competitividade exige transformação em todos os processos de gestão e a inclusão de cuidados especiais com as pessoas, com os produtos, com o meio ambiente, enfim, com o mundo todo. Não obstante, de forma planejada e centrada para além de atender as próprias necessidades e as de seus consumidores, manter-se perene.

Entendendo todos esses novos conceitos e pronta para internaliza-los, a Atlântica redesenha seu futuro!

O Processo

sustentabilidade atlântica

Focada nas necessidades e exigências de seu mercado, a Atlântica inicia o processo de mudança de forma  consciente. Inovação, Qualidade, Agilidade, Vantagem Competitiva, Lançamentos, entre outros pontos relevantes, não ficariam fora de seu planejamento, porém respeitando, na sua totalidade, o Meio Ambiente.


Com essa nova visão, seus gestores buscaram aumentar seus conhecimentos para alcançarem os objetivos da organização passo a passo, formando alicerces sólidos. Como resultado reconheceram dois fatores importantes e que seria o pontapé inicial nesse processo: “Arrumar a Casa” e “Resíduos Sólidos”. Assim, incluíram novas metas no Planejamento Estratégico 2012-2020.


Como todo início, na procura por informações relevantes e na conscientização do melhor caminho surgiram novos pontos que mereceram destaque.


Observou-se ainda, que o processo, altamente mutável, deveria ser formatado para agregar esses pontos sempre com a função de melhorar, porém sem perder de vista as metas.

1ª Etapa

• Arquitetado o planejamento | • Decidido os caminhos | • Ora de colocar em prática.

sustentabilidade atlântica

Reestruturação Interna | Crescimento Equilibrado

Implantando 5S

Esta foi a primeira ação porque o programa tem como proposta mudar o comportamento dos indivíduos de forma simples e indireta. Por tratar de conceitos como limpeza e ordem provoca a vontade de mudanças tanto de comportamento como de atitudes, o que reflete diretamente no dia a dia das pessoas.


Equipe

Provocar a melhoria da qualidade tanto de vida como de trabalho para sua equipe, essa é a proposta.

Atuação direta:

Equipe da Produção - Levantamento de Capital Humano; Levantamento de Necessidades; Readequação.
Equipe da Administração - Levantamento de Capital Humano; Levantamento de Necessidades; Readequação; Formação de Sucessores.


Resíduos Sólidos

Reutilização | Reciclagem | Destinação Final


sustentabilidade atlântica

Reaproveitamento

Aproveitando as posições do novo cenário - que já leva ao indivíduo uma nova consciência, somada ao conhecimento facilitador do Programa 5S, formou-se naturalmente uma corrente do Reaproveitamento.


O resultado foi excelente. Por um lado há organização e limpeza no ambiente de trabalho, por outro a separação adequada do resíduos sólidos facilita o reconhecimento do material e, consequentemente, a melhor escolha para seu destino final.


Durante o processo, como era esperado, aconteceu a disseminação automática e progressiva de conceitos e ações. O entusiasmo contagiante e os resultados positivos, naturalmente, ampliaram os caminhos fazendo com que as ações se estendessem a terceiros.


De forma direta ou indireta, incluímos todos os nossos parceiros no processo. As ações foram diversas visando redução de custos e aumento da produtividade, porém, visando a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida no planeta. Entre as diversas ações, citamos: aquisição de equipamentos; alteração no processo produtivo; destinação adequada dos resíduos, etc.


Resultados

Empresa | Meio Ambiente


sustentabilidade atlântica

Economia

A economia gerada através das medidas adotadas ainda não estão mensuradas de forma adequada e real. Porém, mesmo ainda em processo de implantação e adequação já foi possível perceber resultados:


Fabricação
Reaproveitamento dos Insumos Produtivos Diretos:
Alumínio - 100%
Vidro - 100%


Ainda há muito a fazer, mas já estamos no caminho certo...
...e prontos para prosseguir!


2ª Etapa

Neste ano (2015), ainda no primeiro semestre, fechamos de forma positiva uma etapa e já iniciamos a segunda, acompanhando o Planejamento Estratégico. No segundo semestre entra em atividade o setor de Gestão de Oportunidade e Sustentabilidade. Esse departamento será responsável pela implantação das diretrizes traçadas pela empresa até 2020. Entre suas funções citamos:

Implantação de Programas de Qualidade (SGQ):
    ISO 9001;
    ISO 14001;
Implantação de Sistemas Ambientais (SGA)
Implantação de Relatórios GRI.

Atlântica cuidando da vida com você!